Obs.: Se você não tem nenhuma
experiência ou treinamento em combate à incêndio, não tente apaga-lo. Procure
ajuda o mais rápido possível.
Dê o alarme pelos meios disponíveis aos responsáveis pela administração do prédio ou telefone para o Corpo de Bombeiros – Tel. 193
Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, alertando sobre o problema.
Se ficar preso em meio a fumaça, coloque um pano molhado cobrindo o nariz e a boca. Ande de rastros pois o ar perto do chão é mais respirável.
Ao passar de um cômodo com a porta fechada para outro, toque a porta e observe suas frestas antes de abri-la. Se estiver quente ou se a fumaça estiver saindo pelas frestas sob pressão, não abra, pois o enriquecimento de oxigênio ao abrir a porta poderá aumentar as chamar ou causar uma explosão.
Se a porta estiver fria e não houver fumaça, abra-a usando-a como escudo e só penetre no outro cômodo se tiver certeza de poder atravessa-lo e de que este é o caminho certo mais rápido e seguro para sua fuga.
Atire pela janela o que puder queimar facilmente (papeis, tapetes, cortinas etc.), mas com cuidado para não machucar quem estiver na rua combatendo o incêndio.
Se houver fumaça no cômodo,
deixe-a escapar abrindo uma janela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão bem vindos. Mas para evitarmos pessoas mal intencionadas, todas postagem serão analisadas.